7

Dia de Reis



O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

 

Histórico


A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

 

Tradições


Em Portugal, o Bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o Bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país as pessoas costumam «cantar os reis» ou as «reisadas» de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas e oferecidas pequenas refeições com doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os Autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.
No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.


Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.


Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

Fonte
Imagem (Net)

7 comentários:

  1. Feliz Noite de Reis! bjs, tuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Lúcia, que legal que aí também tem tradição de Reis.
    Aqui o nosso Natal termina hoje. As crianças receberam os presentes que pediram (escrevem cartas aos Reis Magos e não a Papai Noel). No dia 5 por todas as cidades da Espanha tem a Cabalgata de Reyes que é um desfile com carros alegóricos.Distribuem balas e bichinhos de pelúcia. E no dia 06, comemos Roscón , que é uma rosca com frutas cristalizadas e dentro tem brindes. Acho importante manter as tradições, é uma forma de evangelizar também.Besitos e linda semana

    ResponderExcluir

  3. A grandeza dos amigos são como as flores raras: sua magnitude fica para sempre.
    (Cristina Beloni)
    Obrigada por compartilhar comigo este 2º aniversário do blog Algodão Tão Doce !!!!
    Um doce abraço, Marie.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Lúcia! Manter as tradições é realmente muto importante para que a cultura não se perca. Aqui no Ceará, nas cidades do interior acontece essa visita de porta em porta, quase não se vê mais, mas foi do reisado (como chamam) que surgiu uma expressão muito usada aqui: "fazer reisado" que é utilizada quando uma pessoa faz várias visitas no mesmo dia.

    Uma semana maravilhosa para você!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Foi bom recordar um pouco desta bela história!!!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Lucia!
    Li um pouco lá no blog da Juni e aqui também. Não sabia de tantas tradições e achei bem legal o lance do bolo, embora perigoso esconder coisas dentro.
    A tradição da Espanha também é bem legal e as crianças devem amar. Bem que podíamos começar a comemorar assim... O bolo com certeza iria agradar muito!

    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  7. Poxa Lucia... Agora tu me fez lembrar desse nome "Folia de Reis" que eu conheci só nos livros. Desconheço essa tradição em nosso país. Nas regiões que morei (Paraná e Mato Grosso do Sul) nunca vi nada parecido com o descrito em teu texto, é bom saber.
    No país vizinho aqui, o Paraguay, a tradição é a mesma da Espanha (por ter sido colonizado por espanhóis, muita coisa têm em comum entre os dois países culturalmente falando) e eles não tem a nossa tradição de presentear no Natal, é só no dia 06.
    Fiquei interessada nos bolos, viver sem glúten não é para qualquer um. hahahaha.
    Beijos querida, obrigada pelo carinho de sempre e olha, também adoro vir aqui! Por isso quando venho, venho com tempo para poder fazer comentários dignos de suas postagens.

    ResponderExcluir

Ë muito bom receber seus comentários!!! Obrigada!!!